23º Congresso Nacional de ZootecniaNota Final ZOOTEC'23 |
O ZOOTEC'23: XXIII Congresso Nacional de Zootecnia, que se realizou em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira - Açores, chegou ao fim. O evento, organizado pela Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) com apoio da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente da Universidade dos Açores (FCAA – UAc), foi um marco na história da Zootecnia, reunindo profissionais, investigadores e estudantes nesta área de extrema importância para a agricultura e economia portuguesa.
Em 1990, a Zootecnia em Portugal ganhava vida com a realização do 3º Encontro de Zootecnia na Universidade dos Açores. Hoje, 33 anos depois, a APEZ celebrou com orgulho a 23º edição do Congresso Nacional de Zootecnia, retornando ao mesmo arquipélago que já havia sido palco dos congressos em 1990, 1995, 1998, 2004 e 2008, com destaque para a edição de 2008 organizada em São Miguel. Após um intervalo de 15 anos, o ZOOTEC voltou a ser realizado no extraordinário arquipélago dos Açores, regressando à Ilha Terceira.
Os Congressos Nacionais de Zootecnia são a reunião técnico-científica de referência da Zootecnia Nacional, proporcionando um espaço de partilha e discussão das últimas novidades no campo da Zootecnia em Portugal e da investigação sobre o tema feito no nosso país. O sucesso deste ano foi notável, com um total de 106 trabalhos submetidos, entre os quais 71 em formato de poster e 35 comunicações orais. Além disso, o evento contou com a participação de 170 inscritos e 16 oradores convidados, promovendo assim a intensa partilha e discussão em torno dos temas mais atuais da Ciência Animal.
Durante o evento, foram realizadas diversas sessões e mesas redondas que abordaram temas essenciais na Zootecnia. As sessões incluíram as temáticas:
Sessão Inaugural – Zootecnia: para além da produção
Sessão I: Sistemas de produção: Eficiência, sustentabilidade e vulnerabilidade
Sessão II: Bem-Estar Animal
Sessão III: Genética, Ómicas e Melhoramento Animal
Mesa Redonda: Estratégias para uma produção animal sustentável
Sessão IV: Nutrição e Alimentação Animal
Sessão V: Tecnologia, Segurança Alimentar e Produtos de Valor Acrescentado
Sessão VI e Sessão VII: As Produções Zootécnicas
Mesa Redonda: O Papel do Profissional de Zootecnia na Atualidade
Além das sessões técnico-científicas, o evento ofereceu aos participantes a oportunidade de estar mais próximo da realidade Zootécnica Açoriana, em particular da Ilha Terceira, organizando três visitas técnicas no último dia do evento. As visitas foram a uma produção de Raça Autóctone Ramo Grande, à Quinta dos Talhões (produção da raça Aberdeen-Angus) e à empresa de lacticínios Quinta dos Açores. A organização reuniu à mesa os congressistas para degustarem as iguarias confeccionadas no Restaurante da Associação Agrícola Ilha Terceira, a quem agradecem.
Por fim, a APEZ teve a honra de anunciar os vencedores dos prémios APEZ 2023:
Prémio Joaquim Lima Pereira: Joaquim Moreira da Silva
Prémio Zootécnico do Ano: João José Santos
Prémio Melhor Aluno de 1º Ciclo: Catarina Madruga
Prémio Melhor Aluno de 2º Ciclo: Maria Leonor Nabeiro
Estes prémios reconhecem o mérito e a dedicação excecional dos premiados na Zootecnia e no âmbito da sua formação académica. A APEZ dá os caloroso Parabéns a todos os vencedores.
A organização agradece à Universidade dos Açores por acolher este evento e por todo o apoio logístico fornecido, bem como à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo por apoiar esta organização. A Secretaria Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural também merece um especial agradecimento pelo apoio e incentivo a esta iniciativa. A comissão científica do evento trabalhou incansavelmente para criar um programa de excelência, abrangendo as áreas mais pertinentes e convidando os oradores mais adequados. A organização agradece, ainda, a todos os oradores e moderadores pela sua participação e disponibilidade na partilha do conhecimento. Este sucesso só foi possível graças aos patrocinadores que, ano após ano, evento após evento, têm mantido a confiança no trabalho da APEZ. A organização deixa, ainda, um agradecimento a todos os participantes. Finalmente, a comissão organizadora e os voluntários merecem um agradecimento especial, o seu empenho e dedicação garantem a continuidade dos ZOOTECs.
A APEZ espera que estes três dias tenham sido produtivos e valiosos para o setor da Zootecnia e seus profissionais. Finalmente, a APEZ agradece a oportunidade de continuar a trabalhar em prol dos Zootécnicos e da Zootecnia e espera ver-vos em breve no próximo ZOOTEC.
Obrigado!
APEZ
Veja fotografias do evento AQUI!
----
21º Congresso Nacional de ZootecniaResumo e conclusões do XXI ZOOTEC - Comunicado |
A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica organizou, nos passados dias 19 a 21 de Setembro, na Universidade de Évora, o XXI ZOOTEC - Congresso Nacional de Zootecnia sob o tema “Alterações Climáticas e Zootecnia: Uma Abordagem Holística”. O XXI congresso pautou-se por uma elevada participação com congressistas oriundos das várias instituições que ministram cursos de Zootecnia de todo o país. É este o papel das Universidades e da comunidade técnico-científica: realizar e divulgar trabalhos científicos e apresentar dados que permitam sustentar conclusões e definir estratégias. Em suma discutir, avaliar e monitorizar essas estratégias, encontrando soluções e alternativas para os problemas, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da sociedade.
Ao longo dos três dias de congresso debateram-se as alterações climáticas e a Zootecnia, entre outros temas. Em 12 sessões temáticas, foram ouvidos 12 oradores convidados nas áreas de maior destaque da Zootecnia na actualidade. Discutiram-se alterações climáticas, pastagens, sistemas de produção resilientes, sustentáveis, Zootecnia de precisão e, os desafios da fileira da produção. A este congresso foram submetidos 90 trabalhos científicos, que foram apresentados em 26 apresentações orais, e 64 posters. No dia 21, realizou-se uma visita técnica a uma herdade alentejana com sistema de produção de vacas aleitantes e de engorda de novilhos.
Paralelamente, realizou-se o II Encontro de Directores de Curso de Zootecnia e, a reunião com a comitiva da Associação Brasileira de Zootecnistas.
O congresso encerrou com a sessão formal de entrega de prémios, onde foram atribuídos os prémios Lima Pereira, entregue ao Professor José Avó, 1º Presidente da APEZ e Zootécnico de relevo na sociedade Portuguesa. O Prémio Zootécnico do Ano, entregue à Engenheira Carla Alves, actual Directora de Agricultura e Pescas do Norte. Foram também homenageados os sócios fundadores da APEZ, os melhores alunos de 1º e 2º ciclos e, ainda, atribuído um prémio de sócio extraordinário.
Ficou clara, ao longo dos três dias de Congresso, a enorme a evolução e produção científica no sentido de avaliar adequadamente e minimizar os impactos ambientais da produção animal. Foram referidos os dados mais actuais quanto a esta problemática e discutidas soluções e estratégias.
Não negamos os impactos ambientais da produção. Eles existem. Não devem ser medidos, apenas, em toneladas de carbono ou metano emitidos, mas antes numa avaliação do Life Cycle Assessment (LCA). Até recentemente os cálculos eram feitos por balanço input/output, emissões / kg de produto (kg de carne, leite, etc). Esta forma de cálculo já foi demonstrada como tendo falhas graves. Trabalha-se, actualmente, para introduzir no cálculo a qualidade do produto (valor nutricional), a alimentação dos animais, entre outros factores. Os estudos multiplicam-se diariamente, o que reflete a preocupação em trabalhar para uma solução.
O impacto ambiental da produção é uma realidade. No entanto é urgente refletir quanto à sua importância no contexto global. Tal não significa descurar, mas, antes pelo contrário, significa trabalhar, como se tem feito, para mitigar e potenciar sistemas de produção para que sejam mais eficientes e sustentáveis. A sustentabilidade, a par com um aumento da eficiência dos sistemas produtivos apresenta-se pois como um objetivo fundamental da Zootecnia.
Uma maior eficiência de produção dá origem a uma melhoria económica, um menor impacto ambiental e maior quantidade de alimento, no fundo, os três pilares da sustentabilidade: económico, social e ambiental. O conceito de resiliência remete para a capacidade de restauração de um sistema. Neste caso um sistema de produção animal. O “segredo” está no aumento da eficiência da produção de produtos animais de elevada qualidade nutricional, com elevados padrões de bem-estar animal, impactos ambientais mínimos, economicamente viáveis. É esta a missão da Zootecnia.
O ZOOTEC contou com o incrível apoio de várias empresas de relevo na Zootecnia como a Digidelta, Representagro, Pecnordeste e a Certis. Agradecemos, ainda, a todos os nosso media partners e patrocinadores do jantar convívio (Promert, Associação de Criadores de Marinhoa, Ancorme, Queijaria Cachopas).
A Organização congratula-se pelo enorme sucesso alcançado no XXI Congresso Nacional de Zootecnia, esperando deste modo ter contribuído fortemente para a união dos Zootécnicos e para a promoção e defesa da Zootecnia nacional e internacional. Agradece a todos os apoiantes, patrocinadores e congressistas o interesse e participação. Obrigado, ainda, aos núcleos de estudantes da Universidade de Évora, ISA e UTAD. Espera ter superado as vossas expectativas.
Contamos com a vossa presença, em 2021, na 22ª Edição do nosso ZOOTEC (ajude-nos a melhorar, preencha este inquérito).
Obrigado!
APEZ
Pode descarregar as fotografias do evento:
1º dia - https://www.irista.com/gallery/yfqoejg62v4v
2º dia - https://www.irista.com/gallery/russiygzyso3
3º dia - https://www.irista.com/gallery/spxgqxpbsflq
Um especial agradecimento ao Elpídio Francisco pela reportagem fotográfica do evento.
----
O XX Congresso Nacional de Zootecnia – ZOOTEC2018, organizado pela Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica – APEZ, realizou-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de 5 a 7 de Abril.
Neste XX ZOOTEC estiveram presentes cerca de 300 participantes, na sua grande maioria Engenheiros Zootécnicos nacionais e internacionais. Foram submetidos e apresentados um total de 120 trabalhos técnico-científicos ao longo dos três dias de Congresso.
O ZOOTEC contou com uma participação significativa de cerca de 30 zootecnistas brasileiros, entre os quais o Presidente da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Professor Marinaldo Ribeiro, tendo a sua participação contribuído com apresentação de palestras e integração de mesas de moderação do evento.
No primeiro dia, os trabalhos foram iniciados com a Sessão de Abertura que contou com uma honrosa mesa onde estiveram representados a UTAD, a ECAV-UTAD, o INIAV, a DGAV, a ABZ, a Câmara Municipal de Vila Real e a Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República. Nesta sessão foi referida a importância da Zootecnia no contexto actual e a necessidade de assegurar a Zootecnia e os seus profissionais como actividade e como profissionais essenciais no panorama nacional e internacional.
Ainda no primeiro dia, os trabalhos seguiram-se com a Sessão Inaugural proferida pelo Professor Philippe Chemineau, numa palestra excepcional subordinada ao tema “The challenge of increasing production of the animal sector while reducing its environmental footprint”.
Ao longo dos dois dias seguintes foram realizadas um total de 12 sessões plenárias ou paralelas, que abordaram vários temas actuais na Zootecnia. Destacamos as sessões plenárias Júniores e Séniores, respectivamente, no dia 5 e 6 ao final da tarde, que muito contribuíram para uma discussão alargada sobre a Zootecnia, seu passado, presente e acima de tudo, seu futuro.
Destacamos, também, a atribuição dos prémios aos melhores alunos de 1º e 2º ciclo em Zootecnia, Zootécnico do Ano e Prémio Joaquim Lima Pereira que distinguiram Engenheiros Zootécnicos que, pelo seu mérito, se destacaram.
O ZOOTEC terminou com a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a APEZ e a ABZ, aproximando estas duas Associações irmãs e promovendo o trabalho conjunto de defesa e promoção da Zootecnia.
O ZOOTEC contou com o incrível apoio de várias empresas de relevo na Zootecnia como a Dinazoo, Inoxnorma, DIN, DeHeus, Nanta. Agradecemos, ainda, a todos os nosso media partners.
A Organização congratula-se pelo enorme sucesso alcançado pelo XX Congresso Nacional de Zootecnia, esperando deste modo ter contribuído fortemente para a união dos Zootécnicos e para a promoção e defesa da Zootecnia nacional e internacional. Agradece a todos os apoiantes, patrocinadores e congressistas o interesse e participação. Espera ter superado as vossas expectativas.
Contamos com a vossa presença na 21ª Edição do nosso ZOOTEC (ajude-nos a melhorar, preencha este inquérito).
Obrigado!
APEZ
Veja AQUI fotografias do Evento!
|
|