×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

 

          21º Congresso Nacional de Zootecnia

Resumo e conclusões do XXI ZOOTEC - Comunicado


A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica organizou, nos passados dias 19 a 21 de Setembro, na Universidade de Évora, o XXI ZOOTEC - Congresso Nacional de Zootecnia sob o tema “Alterações Climáticas e Zootecnia: Uma Abordagem Holística”.  O XXI congresso pautou-se por uma elevada participação com congressistas oriundos das várias instituições que ministram cursos de Zootecnia de todo o país. É este o papel das Universidades e da comunidade técnico-científica: realizar e divulgar trabalhos científicos e apresentar dados que permitam sustentar conclusões e definir estratégias. Em suma discutir, avaliar e monitorizar essas estratégias, encontrando soluções e alternativas para os problemas, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da sociedade.

Ao longo dos três dias de congresso debateram-se as alterações climáticas e a Zootecnia, entre outros temas. Em 12 sessões temáticas, foram ouvidos 12 oradores convidados nas áreas de maior destaque da Zootecnia na actualidade. Discutiram-se alterações climáticas, pastagens, sistemas de produção resilientes, sustentáveis, Zootecnia de precisão e, os desafios da fileira da produção. A este congresso foram submetidos 90 trabalhos científicos, que foram apresentados em 26 apresentações orais, e 64 posters. No dia 21, realizou-se uma visita técnica a uma herdade alentejana com sistema de produção de vacas aleitantes e de engorda de novilhos.

Paralelamente, realizou-se o II Encontro de Directores de Curso de Zootecnia e, a reunião com a comitiva da Associação Brasileira de Zootecnistas.

O congresso encerrou com a sessão formal de entrega de prémios, onde foram atribuídos os prémios Lima Pereira, entregue ao Professor José Avó, 1º Presidente da APEZ e Zootécnico de relevo na sociedade Portuguesa. O Prémio Zootécnico do Ano, entregue à Engenheira Carla Alves, actual Directora de Agricultura e Pescas do Norte. Foram também homenageados os sócios fundadores da APEZ, os melhores alunos de 1º e 2º ciclos e, ainda, atribuído um prémio de sócio extraordinário.

Ficou clara, ao longo dos três dias de Congresso, a enorme a evolução e produção científica no sentido de avaliar adequadamente e minimizar os impactos ambientais da produção animal. Foram referidos os dados mais actuais quanto a esta problemática e discutidas soluções e estratégias.

Não negamos os impactos ambientais da produção. Eles existem. Não devem ser medidos, apenas, em toneladas de carbono ou metano emitidos, mas antes numa avaliação do Life Cycle Assessment (LCA). Até recentemente os cálculos eram feitos por balanço input/output, emissões / kg de produto (kg de carne, leite, etc). Esta forma de cálculo já foi demonstrada como tendo falhas graves. Trabalha-se, actualmente, para introduzir no cálculo a qualidade do produto (valor nutricional), a alimentação dos animais, entre outros factores. Os estudos multiplicam-se diariamente, o que reflete a preocupação em trabalhar para uma solução.

O impacto ambiental da produção é uma realidade. No entanto é urgente refletir quanto à sua importância no contexto global. Tal não significa descurar, mas, antes pelo contrário, significa trabalhar, como se tem feito, para mitigar e potenciar sistemas de produção para que sejam mais eficientes e sustentáveis. A sustentabilidade, a par com um aumento da eficiência dos sistemas produtivos apresenta-se pois como um objetivo fundamental da Zootecnia.

Uma maior eficiência de produção dá origem a uma melhoria económica, um menor impacto ambiental e maior quantidade de alimento, no fundo, os três pilares da sustentabilidade: económico, social e ambiental. O conceito de resiliência remete para a capacidade de restauração de um sistema. Neste caso um sistema de produção animal. O “segredo” está no aumento da eficiência da produção de produtos animais de elevada qualidade nutricional, com elevados padrões de bem-estar animal, impactos ambientais mínimos, economicamente viáveis. É esta a missão da Zootecnia.

O ZOOTEC contou com o incrível apoio de várias empresas de relevo na Zootecnia como a Digidelta, Representagro, Pecnordeste e a Certis. Agradecemos, ainda, a todos os nosso media partners e patrocinadores do jantar convívio (Promert, Associação de Criadores de Marinhoa, Ancorme, Queijaria Cachopas).

A Organização congratula-se pelo enorme sucesso alcançado no XXI Congresso Nacional de Zootecnia, esperando deste modo ter contribuído fortemente para a união dos Zootécnicos e para a promoção e defesa da Zootecnia nacional e internacional. Agradece a todos os apoiantes, patrocinadores e congressistas o interesse e participação. Obrigado, ainda, aos núcleos de estudantes da Universidade de Évora, ISA e UTAD. Espera ter superado as vossas expectativas.

Contamos com a vossa presença, em 2021, na 22ª Edição do nosso ZOOTEC (ajude-nos a melhorar, preencha este inquérito).

Obrigado!

APEZ

 

Pode descarregar as fotografias do evento: 

1º dia - https://www.irista.com/gallery/yfqoejg62v4v
2º dia - https://www.irista.com/gallery/russiygzyso3
3º dia - https://www.irista.com/gallery/spxgqxpbsflq

Um especial agradecimento ao Elpídio Francisco pela reportagem fotográfica do evento. 
---- 

 

 

 

 

O XX Congresso Nacional de Zootecnia – ZOOTEC2018, organizado pela Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica – APEZ, realizou-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de 5 a 7 de Abril.

Neste XX ZOOTEC estiveram presentes cerca de 300 participantes, na sua grande maioria Engenheiros Zootécnicos nacionais e internacionais. Foram submetidos e apresentados um total de 120 trabalhos técnico-científicos ao longo dos três dias de Congresso.

O ZOOTEC contou com uma participação significativa de cerca de 30 zootecnistas brasileiros, entre os quais o Presidente da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Professor Marinaldo Ribeiro, tendo a sua participação contribuído com apresentação de palestras e integração de mesas de moderação do evento.

No primeiro dia, os trabalhos foram iniciados com a Sessão de Abertura que contou com uma honrosa mesa onde estiveram representados a UTAD, a ECAV-UTAD, o INIAV, a DGAV, a ABZ, a Câmara Municipal de Vila Real e a Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República. Nesta sessão foi referida a importância da Zootecnia no contexto actual e a necessidade de assegurar a Zootecnia e os seus profissionais como actividade e como profissionais essenciais no panorama nacional e internacional.

Ainda no primeiro dia, os trabalhos seguiram-se com a Sessão Inaugural proferida pelo Professor Philippe Chemineau, numa palestra excepcional subordinada ao tema “The challenge of increasing production of the animal sector while reducing its environmental footprint”.

Ao longo dos dois dias seguintes foram realizadas um total de 12 sessões plenárias ou paralelas, que abordaram vários temas actuais na Zootecnia. Destacamos as sessões plenárias Júniores e Séniores, respectivamente, no dia 5 e 6 ao final da tarde, que muito contribuíram para uma discussão alargada sobre a Zootecnia, seu passado, presente e acima de tudo, seu futuro.

Destacamos, também, a atribuição dos prémios aos melhores alunos de 1º e 2º ciclo em Zootecnia, Zootécnico do Ano e Prémio Joaquim Lima Pereira que distinguiram Engenheiros Zootécnicos que, pelo seu mérito, se destacaram.

O ZOOTEC terminou com a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a APEZ e a ABZ, aproximando estas duas Associações irmãs e promovendo o trabalho conjunto de defesa e promoção da Zootecnia.

O ZOOTEC contou com o incrível apoio de várias empresas de relevo na Zootecnia como a Dinazoo, Inoxnorma, DIN, DeHeus, Nanta. Agradecemos, ainda, a todos os nosso media partners.

A Organização congratula-se pelo enorme sucesso alcançado pelo XX Congresso Nacional de Zootecnia, esperando deste modo ter contribuído fortemente para a união dos Zootécnicos e para a promoção e defesa da Zootecnia nacional e internacional. Agradece a todos os apoiantes, patrocinadores e congressistas o interesse e participação. Espera ter superado as vossas expectativas.

Contamos com a vossa presença na 21ª Edição do nosso ZOOTEC (ajude-nos a melhorar, preencha este inquérito).

Obrigado!

APEZ

 

 Veja AQUI fotografias do Evento!